sexta-feira, 6 de julho de 2012

fercal em foco 15 maio 2012


FERCAL EM FOCO. 15 05 2012

ADMINISTRAÇÃO DA FERCAL – hoje a cidade da Fercal está completando 4 meses... nesse domingo, a senhora Linda do Bananal, começou uma manifestação com carro de som, onde reclamava a falta de administrador, também dizia que iam (o governo) acabar com o Posto de Saude aqui do Engenho Velho. Com relação a cobrança do administrador dou total razão a dona Linda, quanto ao Posto de Saúde acho que ela exagerou no seu discurso afinal temos de ter responsabilidade com o que anunciamos... acabar com o único posto de saúde que está funcionando na Fercal é uma acusação muito sério... pessoas que fazem tal declaração devem apresentar provas do que fala  ou declaração de quem tem esse poder...Acredito que nenhum governo teria coragem de tirar esse bem do povo.... Isso é motivo até de uma revolta popular... (é crime falsa noticia - artigo 13 cominado com o artigo 16, que diz: Publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados ambos da Lei de Imprensa  (Lei 5.250/67))[1]

Pois bem vamos voltar a falar da criação da FERCAL.... a Cidade da Fercal foi criada pela lei distrital n°  4.745, DE 29 DE JANEIRO DE 2012, de autoria do Poder Executivo diz esta lei:

Art. 1º Fica criada a Região Administrativa da Fercal - RA XXXI.

Art. 2º Para a execução regionalizada das atividades governamentais do Distrito Federal na Região Administrativa da Fercal, fica criada a Administração Regional da Fercal, órgão de direção superior, vinculada à Secretaria de Estado de Governo.

Art. 3º A definição da poligonal relativa aos limites físicos da Região Administrativa criada por esta Lei deve ser encaminhada pelo Poder Executivo à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Art. 5º Ficam criados, na forma do Anexo Único, a estrutura organizacional e os cargos em comissão da Administração Regional da Fercal, bem como o cargo de administrador regional da Fercal.

Art. 6º Ficam extintos, na Administração Regional de Sobradinho II, os seguintes cargos em comissão da Gerência Regional da Fercal: Gerência Regional da Fercal: gerente ? CNE-06, assessor ? DFA-12; Núcleo de Execução e Manutenção de Obras: chefe ? DFG-12; Núcleo de Serviços Sociais: chefe ? DFG-12; Núcleo de Serviços Públicos: chefe ? DFG-12.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 8º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 29 de janeiro de 2012.

124º da República e 52º de Brasília

AGNELO QUEIROZ



 Infelizmente o que temos hoje são 4 meses de uma cidade desgovernada ou seja, sem governo, sem o seu administrador, acho que devemos sem nos mobilizar, formar uma comissão e forçar uma reunião com o governador Agnelo para que ele nomeie o Administrador.... como está já não dá mais... parece uma nova forma política de enganar o povo criou a cidade somente para cumprir uma  promessa de campanha  e a abandonou... o povo sente-se desemparado.... os problemas de loteamento ilegal aumentou e tem pessoas loteando terrenos descaradamente .... agora já estão colocando faixas em tjoda estensão da DF 150 sem preocupar com a fiscalização... afinal não tem órgãos do governo aqui para preocupar-se com isso... tive no local de alguns desses loteamento e como era de se imalginar a maioria dos lotes estão em áreas de riscos... cobrindo grotas derrubando morros... e não tem órgão ambiental para coibir esse crime ambiental....Saiu uma portaria no início deste mês de maio do governo do DF proibindo a CAESB  e a CEB de colocarem água e luz em novos loteamentos que esteja irregular.... ai a gente pergunta: como será fornecidos para esses novos moradores? Portanto esses novos moradores devem comprar sabendo que não terão nem água nem luz  pelo poder publico...

REUNIÃO CONSELHO TOCANTINS – 08:30hs  a  11:30hs, do dia 01 junho a Cimento Tocantins está convidando os pequenos empresários que foram selecionados para comparecerem a uma reunião com o SEBRAE  para tratarem de um curso de GESTÃO PARA MICRO EMPREENDEDORES

(Sonora  do Gerente Danilo , da Fábrica)



REUNIÃO DO CONSEG  FERCAL- 9:30hs – Próximo dia 19/06/2012- No Catingueiro .

Giro na Cidade

Expansão alto bela – Continua com o problema de água correndo em todo cantos  das ruas ... inclusive aquela água que corria na ladeira da entrada , mesmo depois de  asfaltado continua.... fomos verificar qual a origem dessa água correndo pelas ruas do setor... a maioria  são esgotos jogados na rua... vamos colocar fossas , gente, isso não pode continuar como está..

PROJETO COM AS CRIANÇAS NO ALTO BELA VISTA...

A Associação de moradores  do Alto Bela Vista – está em discussão com a ACM, associação dos moços de Brasília, ONG,de assistência social para crianças carentes... trazer para a Fercal até o final do ano projetos com atividades para crianças  e adolescentes no período contrário as aulas beneficiando a principio mais 60 por dia... após conclusão do projeto haverá reunião com a comunidade para que a comunidade aprove ou não as condções do convênio.

AUMENTA A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NA FERCAL- Apesar do esforço do CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA, que tem cobrado aumento de efetivo para o Posto Comunitário da Fercal é visível a sensação de insegurança dos moradores e aumentou mais ainda nesse final de semana quando  o posto policial foi apedrejado e destruido todos os vidros da porta do posto...até o momento não prenderam os vândalos, tendo alguns suspeitos que serão investigados... Isso já vinha sendo alertado há muito tempo. Esperamos que agora o comandante da PM, consiga colocar mais policiais ....

Dia 05/06 –próximo será o dia mundial do meio ambiente -  Parabenizar a Cimento Tocantins pela iniciativa de fazer um evento que ocorrerá no dia 2 comemorando essa data. Afinal, dessas empresas exploradores em nossa região somente a Tocantins e a Pedreiras Contagem tem contribuindo de alguma forma  para melhoria da comunidade.



Mulheres de Sobradinho já podem recorrer ao Núcleo de proteção à família

Publicação: 14/05/2012 19:14 Atualização:

A população de Sobradinho já pode contar com um Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD). A unidade, que foi inaugurada na última sexta-feira (11), funciona no edifício da Promotoria de Justiça da cidade e integra a rede de serviços especializados de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Com essa nova unidade, o Distrito Federal passa a contar com dez NAFAVD's. Para a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, a décima unidade do NAFAVD é uma conquista das mulheres do DF. "Somos uma das poucas unidades da Federação que oferece tratamento ao autor de violência doméstica. O tratamento faz com que o agressor mude a sua maneira de ver a mulher", explica a secretária.

Os NAFAVD's proporcionam atendimentos psicológicos, jurídicos e de serviço social às vítimas de violência doméstica, aos autores das violências e aos filhos por um período médio de seis meses. O acesso da população aos núcleos ocorre por meio de encaminhamentos dos Juizados Especiais Criminais, Varas de Violência Doméstica do TJDFT e da Casa Abrigo do Distrito Federal.

Segundo Olgamir Amancia, a meta da secretaria é instalar um NAFAVD em cada região administrativa do DF. Atualmente, os núcleos estão implantados em Brasília, Planaltina, Santa Maria, Gama, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Paranoá e Núcleo Bandeirante.

Atendimentos - Os NAFAVD's realizaram, de janeiro a abril do ano passado, 2.731 atendimentos a homens, mulheres, adolescentes e crianças em acompanhamentos psicossociais com psicólogos e assistentes sociais, além de orientação jurídica. Em 2011 foram atendidos 367 homens, 458 mulheres, 22 adolescentes e 40 crianças a partir de encaminhamentos judiciais e da Casa Abrigo, enquadrados na Lei Maria da Penha. Ao todo foram realizados 3.989 atendimentos individuais e 2.790 atendimentos em grupo, além de 100 atendimentos a casais e 46 atendimentos a famílias.

Crianças de todo o País contarão com 1,5 mil novas creches

  • Em 2000, 916,8 mil crianças de até três anos estavam em creches. No ano passado, o número chegou a mais de 2,2 milhões/Arquivo MEC

Matrículas aumentaram 150% em dez anos

Prefeitos de cidades de todo o País e o governo federal firmaram parceria para a construção de 1.512 creches e pré-escolas no último dia 14 de maio. A medida faz parte do Brasil Carinhoso e do programa, lançado em 2007, que presta assistência financeira suplementar aos governos locais que assinaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Até 2010, foram firmados convênios para a construção de 2.543 unidades. Em 2011, com a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), a meta passou a ser o financiamento, até 2014, de seis mil escolas de educação infantil.

O acesso de crianças brasileiras a creches deu um salto na última década, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Escolar. Em 2000, essas unidades atendiam 916.864 crianças até três anos de idade. No ano passado, o número de matrículas foi 150% maior: chegou a 2.298.707. 

Em 2010, o Brasil atendeu em creches 23,6 % das crianças até três anos de idade - mais de dois milhões estavam matriculadas. Dez anos antes, as creches recebiam 9,4% das crianças. 

E, em 2010, 80,1% dos brasileiros entre quatro e seis anos estavam na pré-escola. Em 2000, esse percentual era de 61,4%. Ceará e Rio Grande do Norte são os estados com as maiores taxas de atendimento. Os cearenses, com 92,2%, o que representou, em 2010, o total de 256.256 matrículas. No Rio Grande do Norte, o índice passou de 75,2% em 2000 para 90,1%. A média do Nordeste é de 86,3%. 

Novas creches - Na execução do programa de construção de creches, o governo federal libera os recursos de forma progressiva - 30% no momento da licitação, mais 50% no início da obra. Quando 80% das obras estão concluídas, são destinadas verbas para a aquisição do mobiliário escolar. À prefeitura cabe oferecer o terreno. 

As escolas construídas ou reformadas devem garantir condições de acessibilidade, com adequações que permitam o acesso e pleno atendimento a crianças com deficiência. 

Governo oferece dois tipos de projetos arquitetônicos. O governo federal oferece dois tipos de projetos arquitetônicos para a construção das creches. O primeiro é o de uma escola com capacidade de atendimento a 240 crianças com até cinco anos de idade, em dois turnos, ou 120 crianças, em turno integral. Compreende oito salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes, todos adaptados para pessoas com deficiência.

O outro projeto tem capacidade para atender 120 crianças, em dois turnos, ou 60, em turno integral. São quatro salas pedagógicas. Os demais espaços são iguais aos primeiro modelo.

Prazos - A partir da assinatura do termo de compromisso, as prefeituras têm levado em média seis meses para licitar a obra e mais dois anos para construir. 

Para reduzir esse prazo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade, pretende realizar licitações para registro nacional de preços. Com a racionalização dos processos construtivos e a inovação no uso de materiais e componentes, espera-se construir uma creche em até seis meses. Assim, estados, Distrito Federal e municípios estariam dispensados de promover licitações e haveria mais controle de qualidade.

CIEE


Centro de Integração Empresa-escola

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL I

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL I

Estão abertas as inscrições para o 1º processo seletivo simplificado de estagiários da Empresa Brasil de Comunicação 2012, de amanhã a 25 de maio, das 8h às 17h. São 10 vagas para jornalismo (manhã) e cadastro de reserva para jornalismo (tarde), contabilidade (manhã e tarde), técnico em informática (manhã e tarde), técnico em eletrônica (manhã e tarde). Informações e inscrições pelo telefone (61) 3701-4850.




Nenhum comentário:

Postar um comentário