quarta-feira, 24 de outubro de 2012

02.10.2012


FERCAL EM FOCO. 02.10.2012




GIRO DA CIDADE
Ontem o tema de nosso giro foi a publicação no diário oficial do DF, da nomeação do senhor ALEXANDRE DE JESUS SILVA YANEZ como o primeiro administrador da Região Administrativa da Fercal – RA XXXI. Conversamos com os seguimentos dos lideres comunitários, dos empresários, e da comunidade de modo geral para saber a expectativa da população. Foi constatado que a maioria está otimistas.
Ontem foi dia do Idoso.
A Agencia brasil entrevistou algumas pessoas no  Rio de Janeiro e descobriu que alguns idosos nem sabiam que era seu dia. O marceneiro e artista plástico Lair Moreira, 75 anos, por exemplo,  não sabia que nessa segunda-feira (1º/10) é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Mas segundo ele há poucos motivos para comemorar. “Hoje está mais fácil de se viver, tem mais conforto, televisão, computador. Mas acho que o ser humano foi mal programado. Você nasce, trabalha, depois fica velho, dependendo dos outros, incapaz, cheio de doença. Devíamos ser como a lâmpada: apagou, morreu.”

A costureira Maria Ferreira de Souza, 61 anos, é mais otimista e acredita que o segredo para uma boa velhice é estar sempre ativa e produzindo. “Trabalho desde meus 8 anos de idade, na roça. Quero trabalhar até quando puder. Não me entrego não, sou igual a minha mãe: está com 87 anos e ainda mexe com seus fuxicos e não fica parada. Faço escalada, subi no Cristo [Cristo Redentor].”

Lair e Maria vivem no Rio de Janeiro, a capital do país com a maior proporção de idosos (cerca de 15% da população têm mais de 60 anos). No Brasil, a média é 12% da população com mais de 60 anos. No total, são 23,5 milhões de idosos no país.

Pesquisas comprovam ano a ano a tendência de envelhecimento da população - resultado da melhoria na qualidade de vida, queda na taxa de natalidade, acesso à assistência médica e a remédios, alimentação e prática de atividade física. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgados no mês passado, o número de idosos no país mais que duplicou desde 1991, quando essa faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Para a geriatra Ana Lúcia de Sousa Vilela, faltam políticas públicas eficazes para os idosos, que são comuns em países desenvolvidos, onde representam quase maioria da população. “O país do futuro envelheceu. O Brasil tem hoje mais idosos que crianças, embora as políticas para as crianças, gestantes, sempre foram maiores. Mas não temos serviços preparados para os idosos e faltam profissionais de saúde para atender o idoso.”

A médica ressaltou o preconceito contra os idosos, considerados por muitos indivíduos inúteis, “como se estivessem aposentados não só do trabalho, mas também do convívio social. O idoso está conquistando seu espaço e está mudando o modo de pensar”, comentou, ao citar o Estatuto do Idoso (criado em 2003), como avanço na legislação.

Na opinião do geriatra Salo Buksman, o estatuto não tem sido posto em prática. “O estatuto é completo e bonito, mas não funciona, pois não há mecanismos para garantir que ele funcione. Como o estatuto vai assegurar, por exemplo, o atendimento, a reabilitação, o atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios, unidades geriátricas de referência, sem profissionais suficientes? A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia tem no máximo 1,5 mil sócios no país inteiro.”
Aqui na Fercal infelizmente não houve nenhuma comemoração oficial do dia do Idoso. Quero parabenizar a apresentadora Nelita do PROGRAMA FERCAL CIDADÃ que pensando nessa data tão importante, na última quinta-feira, 27, teve a idéia de trazer  – o Secretario especial da Secretaria do Idoso do DF  RICARDO QUIRINO, para participar de uma entrevista no seu  programa FERCAL CIDADÃ, inclusive oferecendo um café da manhã no pequeno auditório de nossa rádio onde compareceu 12 idosos convidados que tiveram oportunidade de bater um papo com o secretário e cobra dele alguns benefícios pra fercal.. vamos ouvir a reclamação do senhor TIÃO ROSA, porque ele fez uma pergunta que muitos idosos , hipertensos e deficientes da fercal que estão muito indignados com a situação que é a questão dos remédios.... vãos ouvir um trecho da entrevista. (áudio 2)

CONSELHO TOCANTINSna ultima sexta-feira, na escola Classe Engenho Velho,  terminou o  módulo APRENDER A EMPREENDER – do curso de capacitação oferecido pela cimento Tocantins  e ministrado pelo SEBRAE  aos pequenos e micros empresários da Fercal. Segundo o SEBRAE o curso completo tem  6 modulos , cada um com um tema, em cada mês tira-se uma semana e conclui um dos módulos como ocorreu essa ultima semana.

REUNIÃO DO CONSEG  FERCAL... 
A segurança não está boa....Vou contar uma historinha muito conhecida por nós cristãos.... antigamente a lei que prevalecia era a lei da religião.... ao governo só cabia as leis referentes a administração dos estados, recolher imposto isso era mais importante.... as leis que referia a conduta do ser humano era tratada mais pela tradição religiiosa precisamos nos unir.. fala-se muito, mas quando a gent chama... cade as pessoas que reclamam... a gente olha ao redor e não vê ninguyem dos que estavam reclamando...

Giro na Cidade
Expansão alto bela Água em todo cantos  das ruas ... inclusive aquela água que corria na ladeira da entrada , mesmo depois de  asfaltado continua.... fomos verificar qual a origem dessa água correndo pelas ruas do setor... a maioria  são esgotos jogados na rua... vamos colocar fossas , gente, isso não pode continuar como está..

Enfim a chuva
As chuvas que caíram na última semana serviram para aliviar um pouco o calor e aumentar a umidade relativa do ar, mas como não há previsão de chuva para os próximos dias, a temperatura volta a subir e a seca a incomoda o brasiliense. Pelo menos até quinta-feira (4/10) não deve chover no Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fogo consome completamente galpão de produtores orgânicos em Sobradinho
Um incêndio consumiu completamente um galpão de palhoça onde eram vendidos produtos orgânicos,próximo ao Posto Flamingo, na subida do Colorado, na madrugada de hoje terça-feira (2/10). Os bombeiros foram chamados por volta das 2h30 e conseguiram evitar que o fogo se espalhasse para outras propriedades.
Foram deslocadas oito viaturas, mas não foi possível evitar que as chamas consumissem todos os objetos e produtos do local por conta do material altamente inflamável de que o galpão era feito. Ninguém se feriu, pois o local estava vazio. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Candidatos à casa própria fazem fila para entregar documentação na Codhab
Segundo o correio Braziliense, a segunda-feira (01/10) começou cheia em frente à sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). O primeiro grupo de candidatos à casa própria foi convocado para entregar a documentação nesta semana. A fila deu volta no quarteirão e muitas pessoas passaram o dia na espera. Até a sexta-feira (5/10), 3.750 convocados devem comparecer na Codhab. Cinquenta funcionários estão convocados para receber os documentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário