quarta-feira, 24 de outubro de 2012

23.10.2012


Fercal em Foco 23/10/2012.
TERÇA FEIRA

Giro da cidade
Dia 16 –ás 19:30hs -  reunião do Conselho comunitário, na comunidade da Boa Vista, ta de parabéns o presidente da Associação o JUSCELINO, pela mobilização. Próxima reunião dia 20/11/2012, no queima lençol, onde está prevista a presença do Secretario de Segurança, Del Pol Fed. SANDRO AVELAR
Dia DE ONTEM 22  - As 17 horas foi realizada a reunião dos feirantes para discutir vários problemas dentre eles uma situação que vinha causando problema entre a diretoria e os associados que era a questão dos shows culturais, quando estava a associação cobrando duas taxas uma da mensalidade da contribuição para a associação e outra pagamento de cache para artististas e aluguel de som.... ao final ficou tudo resolvido a contento para as partes. Após a reunião ouvimos o presidente e alguns associados Vamos ouvir ... AUDIO 1
DIA 22 – ONTEM- no mesmo horário em que acontecia a reunião dos feirantes, no Queima Lençol 3 elementos, aparentemente menores, invadiram a casa do marquinho e levaram alguns objetos e o carro da sobrinho dele.LÇogo em seguida comparecemos no local e ouvimos as vitimas... AUDIO 2.
Em todas as comunidades prevalecesse a falta de água... ouvimos somente um no alto Bela Vista.falando sobre o assunto.... quem vai nos falar sobre isso é nosso Administrador Regional, Alexandre Yanez, que teve uma reunião ontem com a CAESB.

VAMOS AS PRINCIPAIS NOTICIAS QUE CIRCULAM NO CORREIO BRAZILIENSE E JORNAL DE BRASILIA NOL DIA DE HOJE.
Pesquisa divulga perfil da vida social e sexual dos jovens do DF
Compartilhar:

Mais de 80% dos jovens de três regiões de baixa renda do Distrito Federal iniciaram a vida sexual até aos 17 anos, antes mesmo de concluir o Ensino Médio. O dado faz parte da pesquisa divulgada pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Ministério da Saúde. O levantamento foi feito em  Arapoanga, Estrutural e Itapoã  e revelou o comportamento, a vida social e sexual desta parcela da população. Destes jovens, cerca de 70% afirmam ter um vida sexualmente ativa, e a consequência, muitas vezes, é a gravidez precoce.  

Moradora da Estrutural, a estudante Nayara Martins, 19 anos, é exemplo desta realidade. “Eu tinha 15 anos quando tive minha primeira relação sexual, e  um ano depois nasceu minha filha”, conta a balconista de padaria. Ela confessa que quase não usava métodos contraceptivos. “Às vezes sim, outras não”, admite. Depois da gravidez, a jovem foi morar com o namorado, de 18 anos, na casa da mãe. “Meus pais se separaram pouco tempo depois, e o pai da minha filha morreu assassinado. Ficou complicado criar minha filha, tive que arrumar um emprego”, revela.

Para Nayara, a falta de experiência foi o motivo para o rumo que sua vida tomou. “Quase não tinha conhecimento sobre as coisas. Não me arrependo de ter minha filha porque, já que eu fiz, agora tenho que criá-la”, avalia. Hoje, a jovem está no último ano do Ensino Médio.

Assim como Nayara, 42% dos jovens confessam que não utilizam qualquer tipo de preservativo. A camisinha é o mais popular dos métodos. “E apesar de 81% contarem que sabem usá-la,  percebe-se que na realidade não é bem assim. Vinte e cinco por cento dizem que a camisinha já estourou. Ou seja, é contraditório, por conta do uso de forma inadequada”, observa Priscila Dourado, agente de desenvolvimento do 
projeto Saúde Ativa, responsável pela pesquisa.


Segundo a pesquisadora, o desconhecimento a respeito das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ainda preocupa. Priscila explica que o projeto servirá de base para atuação de políticas públicas.


O estudante B.L., 15 anos, assim como muitos dos jovens ouvidos no levantamento, sabia pouco sobre as DSTs. “Só agora estou aprendendo sobre como é perigoso quando a gente não se previne”, diz. Ele conta que gostaria de obter mais informações a respeito de sexualidade. “Acho importante que os jovens tenham conhecimento sobre este assunto, porque nos atinge diretamente, e assim evitamos cometer muitos deslizes durante a juventude”, ressalta.


 Conforme a pesquisa, os jovens só  pedem informação a respeito de sexo, drogas e DSTs em postos de saúde em último caso. “Muitos não têm um diálogo em casa por conta da família desestruturada. Por isso, pode vir gravidez indesejada, em alguns casos até por 
procurar  liberdade saindo de casa”, observa a representante da Cufa


Passageiros colocam fogo em ônibus na Rodoviária, dizem testemunhas

Publicação: 22/10/2012 19:24 Atualização: 22/10/2012 21:02
A fumaça chamou a atenção por volta das 19h desta segunda-feira (22/10). De acordo com testemunhas, o ônibus iria para Planaltina de Goiás, mas quebrou na saída do terminal rodoviário do Plano Piloto. Os cerca de 80 passageiros foram forçados a sair do veículo; revoltado, um grupo teria ateado fogo ao ônibus da Viação Rápido Planaltina.

O gerente de tráfego da empresa, Wilson Tavares, disse que a ação dos passageiros foi precipitada, pois a Rápido Planaltina tinha outros quatro carros no local, que poderiam fazer a viagem.

Segundo testemunhas, as pessoas que atearam fogo ao ônibus correram logo em seguida e pegaram um ônibus para Planaltina. O fogo já foi contido e ninguém se feriu.

TRADUÇÃO EM TEMPO REAL.

No Japão foi desenvolvido um programa tradutor para telefones celulares que permite que as pessoas que falam línguas diferentes possam se comunicar umas com as outras.
A empresa NTT Docomo que desenvolveu a aplicação, na primeira fase planeja lançar os serviços de tradução do japonês para o inglês, chinês e coreano. No futuro, o programa adquirirá outras línguas.
Com estas aplicações, as empresas poderão passar sem ajuda de intérpretes e, portanto, reduzir suas despesas. Além disso, a aplicação incentivará o desenvolvimento do turismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário